Políticas Operacionais

URL: https://dadosabertos.bndes.gov.br/dataset/828c99bb-d668-411b-83ea-c39015a86d6f/resource/db978379-b238-482d-85ff-5b605c934e21/download/politicas-operacionais.csv

Base de dados extraída das Políticas Operacionais do Sistema BNDES, contendo os principais instrumentos reembolsáveis de crédito oferecidos, em suas modalidades de apoio mais usuais.

Observações:

O campo "Taxa BNDES (a.a.)" contém, como exceção, taxas "a.m.", indicadas no preenchimento.

Referencial

O referencial é o CLIENTE FINAL: ex 1: Microcrédito: tratamos como operação indireta com as condições finais para o microempreendedor; ex 2: Fundos de Crédito: instrumento de crédito para empresas (não de participações para o BNDES).

Participação

Nos casos em que algum Produto, Linha, Programa ou Fundo limite a Participação Máxima relativa aos itens apoiáveis a qualquer percentual inferior a 100%, será possível ampliar esta participação até o total dos itens apoiáveis, desde que seja utilizado um Referencial de Custo de Mercado para a parcela adicional de crédito referente ao aumento de participação.

A participação máxima aplicável ao apoio financeiro a estados e municípios será de até 90%, caso a linha em que o projeto se enquadre tenha como previsão participação menor.

A participação máxima aplicável a projetos de Saneamento e Recursos Hídricos será de até 95%.

A participação para micro, pequenas e médias empresas é de até 100% dos itens financiáveis para os projetos financiados pelo produto BNDES Finem.

Remuneração do BNDES em operações indiretas não automáticas

O produto BNDES Finem e programas operacionalizados por ele, como o Fundo Clima, também podem financiar projetos na modalidade indireta não automática. Nesses casos, aplica-se, adicionalmente uma taxa de intermediação financeira, correspondente a 0,15% a.a..

Os programas que compõem o Plano Safra também podem ser operacionalizados na modalidade direta de financiamento. Nesses casos, a remuneração total do BNDES é composta pela taxa básica e pela taxa de risco do BNDES.

Taxa de risco de crédito

A taxa de risco de crédito para Estados, Municípios e Distrito Federal pode ser de 0,1% a.a., com garantia da União, ou conforme risco do cliente e prazos do financiamento, sem garantia da União.

Condições específicas

Por meio de Fundos de Crédito, o BNDES oferece a clientes de todos os portes e setores, e também para projetos de infraestrutura, recursos para investimento. As condições específicas de crédito para o tomador final dos recursos são definidas caso a caso pela entidade que faz a gestão e intermediação dos recursos do fundo.

Redução de spread por metas pactuadas (linked-loan)

Pode haver redução percentual na taxa do BNDES a depender do setor (Debêntures em Ofertas Públicas) ou do atingimento de metas pactuadas (BNDES RenovaBio e BNDES Crédito ASG).

Remuneração do Agente Financeiro

Nas operações indiretas, soma-se ao custo financeiro e à taxa do BNDES, uma taxa cobrada pela instituição financeira credenciada, que é a responsável pela análise e risco do crédito.

Remuneração do BNDES

O Campo "TAXA DO BNDES" representa a taxa mínima de referência a ser cobrada pelo BNDES em suas operações diretas e indiretas. Nas operações diretas, a "TAXA DO BNDES" é o somatório da "TAXA BÁSICA" com a "TAXA DE RISCO MÍNIMA" por operação. Nas operações indiretas, representa o somatório da "TAXA BÁSICA DO BNDES" com a "TAXA DE INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA DO BNDES". O custo financeiro da operação, bem como a remuneração do agente financeiro (operações indiretas) somam-se ao valor final cobrado ao cliente. Se o instrumento financeiro estiver disponível com TAXA FIXA, como no caso dos programas do Plano Safra, esta será a apresentada neste campo.

Formatação dos dados

Nossos arquivos CSV estão no encoding "UTF-8" , o delimitador de campos é ";" e o separador de números decimais é a ",". O Excel abrirá o arquivo, mas faz-se necessário acertar o encoding dos campos com acentos.

O menu no botão de Baixar permite escolher outros formatos. Selecione CSV para baixar um arquivo em formato americano e encoding UTF-8.

Hash MD5 do arquivo: d2ee4ea34a0bcf127fac1d5b4723f472.

Tamanho arquivo: 48.2Kb.

Esta visão de recurso não está disponível no momento. Clique aqui para saber mais ...

Baixar recurso

Dicionário de Dados

Coluna Tipo Rótulo Descrição
modalidade text
tipo_de_apoio text
instrumento_de_apoio_po text
linha_po text
sub_linha_po text
sub_linha_po_sub_opcao_po text
custo_financeiro text
taxa_bndes_a_a text
prazo_total_maximo text
participacao_maxima_bndes text
garantias text

Informações Adicionais

Campo Valor
Dados atualizados pela última vez 23/Dezembro/2022
Metadados atualizados pela última vez 27/Julho/2022
Criado 27/Julho/2022
Formato text/csv
Licença Licença Aberta para Bases de Dados (ODbL) do Open Data Commons
createdhá mais de 1 ano
datastore activeTrue
encodingUTF-8
file mask*Instrumentos de Crédito BNDES.xlsx
filename/tmp/dauser/politicas-operacionais.csv
formatCSV
has viewsTrue
hashd2ee4ea34a0bcf127fac1d5b4723f472
hash metadadose79f561500bb166cfeaabff9f247cfc0
iddb978379-b238-482d-85ff-5b605c934e21
last modifiedhá mais de 1 ano
mimetypetext/csv
on same domainTrue
package id828c99bb-d668-411b-83ea-c39015a86d6f
revision idc75e4e9d-1615-4227-aa59-d48ac6e1e527
size48,2 KiB
source files[PosixPath('/opt/sch/apps/cka/publish_bat/arquivos/source/politicas-operacionais/2022.08.08 Instrumentos de Crédito BNDES.xlsx')]
stateactive
tamanho em bytes49.376
typeCSV
url typeupload